Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   10 de dezembro de 2018 | 02:56:52
Contato

Governo de Minas Gerais lança prêmio de governança para distritos industriais


Incluída em: 27/12/2017 | 06:47


O Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), irá premiar os Distritos Industriais (DIs) com as governanças mais bem estruturadas, ou seja, com uma autogestão efetiva do empreendimento pelos seus ocupantes, normalmente feita por meio de uma entidade associativa que reúna as lideranças das empresas.

O Prêmio Força da Indústria Mineira – Governança irá distribuir R$ 50 mil para cada um dos três distritos vencedores, com o objetivo de incentivar uma administração cada vez melhor desses locais por parte dos próprios empresários e oferecer recursos para a implantação de melhorias. Interessados devem ler o edital, disponível no site da Codemig, e submeter suas propostas até o dia 31 de janeiro de 2018.

“A Codemig tem muito claro o compromisso de promover a interiorização do desenvolvimento, por meio do fomento industrial. Essa iniciativa tem possibilitado a atração de novas empresas para Minas Gerais, com forte impacto na economia do estado. Os resultados decorrentes dessa política favorecem amplamente a geração de novas oportunidades de emprego e renda, além de uma melhor qualidade de vida do povo mineiro”, afirma o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

“Uma governança forte é essencial para a execução e a manutenção das ações de melhoria, contribuindo para que os Distritos se tornem efetivamente um diferencial competitivo para as empresas ali localizadas”, completa.

O Prêmio

A seleção ocorrerá em duas etapas: na primeira, os proponentes deverão comprovar, por meio de atas de reunião, correspondências e outros documentos, a atuação e a eficiência da governança do Distrito, além de demonstrar diálogo entre empresários, Prefeitura e Governo do Estado.

Na segunda etapa, os representantes do DI deverão elaborar uma Proposta para Melhoria do Distrito, delineando as principais ações a serem implantadas. As medidas propostas deverão beneficiar as empresas do Distrito como um todo e ter impacto direto nos espaços comuns, na segurança ou nos serviços disponíveis às organizações. A proposta deve incluir um detalhamento das necessidades, com orçamentos e cronograma de implantação. Os Distritos vencedores deverão investir o valor integral do Prêmio nas ações apresentadas.

A Comissão Técnica será composta por profissionais da Codemig, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado do Governo de Minas Gerais (Segov) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi).

Podem concorrer ao Prêmio Força da Indústria Mineira – Governança DIs pertencentes à Codemig ou municipalizados. Os DIs que já participam do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, lançado em 2015 pela Codemig em parceria com a Fiemg e o Sebrae-MG, serão considerados em uma categoria separada, pois a formação da governança nessas localidades já vem sendo estimulada ao longo do Programa.

Revitalização e Modernização de DIs

Inédito e estratégico, o Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria.

Após estudo detalhado das demandas e potencialidades dos 54 distritos industriais da Codemig, 13 deles foram selecionados como prioritários para receber as ações do programa: Belo Horizonte – Distrito do Jatobá, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. A partir de demanda colocada pelos próprios empresários, os DIs de Araxá e de Araguari também foram incorporados à iniciativa, totalizando 15 municípios.

A revitalização leva em conta cinco eixos prioritários ― estabelecimento de governanças locais, energia, telecomunicações, meio-ambiente e segurança ― e diversos aspectos estratégicos, como recursos humanos, inovação tecnológica, imagem e mercado. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis nos sites www.distritosindustriaismg.com.br e na seção Distritos Industriais do site da Codemig.

Agência Minas

Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados