Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   15 de novembro de 2018 | 00:35:47
Contato

Campanha alerta para segurança com energia elétrica


Incluída em: 07/11/2018 | 18:18


Teve início na segunda, 05, a XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.  A coletiva de lançamento foi realizada na sede da EDP em São Paulo-SP, com a apresentação detalhada dos índices de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica.

A cada ano, as distribuidoras reforçam as ações da campanha com base nos tipos de acidentes mais comuns motivados pelo contato da população com a rede elétrica. Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção / manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV; e poda de árvore.

O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam que desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Em 12 anos da campanha, o número de acidentes fatais caiu 14%, evitando uma média de 47 mortes por ano.

A DME Distribuição disponibiliza regularmente materiais de conscientização, com dicas de economia e segurança, além de realizar manutenções preventivas e acompanhar ocorrências em sua rede de distribuição de energia. A Diretoria considera importante aderir às campanhas nacionais, para orientar seus consumidores.

“A campanha ocorre entre os dias 05 a 11 de novembro e pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o país, com a adesão das 43 empresas associadas à Abradee. Buscamos alertar a população através de nossos canais de comunicação sobre o uso adequado de energia, riscos e perigos. Fazer parte de ações desta natureza, colocam esses assuntos ainda mais em evidência. No município, podemos destacar a contínua conscientização sobre pipa e rede elétrica. Novamente, fica o alerta que a brincadeira praticada em locais próximos aos postes e fios, além de provocar interrupções ao fornecimento de energia, pode ocasionar acidentes fatais”, destaca o Diretor Superintendente da DMED, Alexandre Postal.  
 
Principais dicas da campanha
Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

ACS/DMED

 

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados