Avalon
   
   
  Última atualização   18 de abril de 2019 | 15:19:15
Contato

Curso resgata ofício de calceteiro


Incluída em: 12/04/2019 | 13:20


Passos apressados de quem corre para o trabalho sem se dar conta de onde pisa, pulos alegres de crianças que brincam entre os desenhos, o caminhar tranquilo dos turistas. Sem dúvida, o vai e vem da cidade passa pelas calçadas, especialmente as tradicionais pedras portuguesas. O que quase ninguém sabe é que o profissional responsável por cuidar das calçadas – o calceteiro – é uma profissão em extinção. Hoje, há apenas um profissional registrado na função na Prefeitura de Poços de Caldas.

Visando resgatar o ofício e proporcionar formação técnica aos auxiliares de serviço de manutenção civil das Secretarias de Projetos e Obras Públicas, Serviços Públicos e Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), a Autarquia Municipal de Ensino oferece o Curso “Ações e Noções: Calceteiro”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para os servidores municipais que atuam na confecção e manutenção de calçadas.

“O curso é voltado para os profissionais da área de construção civil, especificamente na área de técnicas de revestimentos de calçadas, para oferecer apoio aos funcionários da Prefeitura com relação à manutenção das calçadas existentes e também a elaboração de novos calçamentos. Em Poços, temos muitas calçadas com pedra portuguesa e o calceteiro é uma função que, hoje em dia, está em extinção. Esse curso visa qualificar esse profissional que, muitas vezes, já trabalha na área, mas não tem tanto conhecimento na aplicação das técnicas”, explica o instrutor de formação profissional do SENAI, Diego Henrique Vicente.

O prazer de aprender e a satisfação em desempenhar suas funções com domínio das técnicas adequadas podem ser sentidos na turma, composta por 16 alunos, todos servidores operacionais do município. “Para mim está sendo de grande valia porque estou aprendendo novas técnicas, que eu não tinha, principalmente na pedra portuguesa, que precisa de um trato correto para que não fique soltando depois. Estou aprendendo assentar também outros tipos de revestimentos em calçadas como pedra miracema, bloquetes e piso hidráulico, que tem muito nas nossas calçadas. A Prefeitura está investindo na gente e, para mim, está sendo de grande valia, estou aprendendo bastante”, ressalta o auxiliar de manutenção civil, Pedro Gonçalves Magalhães, servidor desde 2004.

O curso é oferecido pela Autarquia Municipal de Ensino, dentro do projeto de capacitação continuada para os servidores. Os cursos foram desenvolvidos a partir de uma pesquisa realizada em 2017 sobre as necessidades de desenvolvimento do servidor público no município, no sentido de ampliar os conhecimentos, impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

Para a pedagoga do SENAI, Sandra Regina de Carvalho, a cidade toda ganha. “Esta parceria entre a Prefeitura e o SENAI está ajudando muito a cidade, contribuindo com a qualificação, e quem está ganhando é a comunidade”, ressalta.

Na última quinta-feira (11), a turma participou de uma aula sobre calçadas em pedra portuguesa. Agora, com a formação, o único calceteiro da Prefeitura, senhor José Lino de Sousa, servidor registrado desde 1978 - já aposentado, mas ainda em atividade - terá a garantia da manutenção de seu ofício, por meio do trabalho dos colegas devidamente capacitados.

Novas formações devem ser realizadas e mais uma turma do curso “Ações e Noções: Manutenção Pedreiro” já está programada para o segundo semestre. Outras áreas como elétrica e hidráulica prediais também devem ser abordadas.

“Os cursos têm por objetivo valorizar o ofício de cada servidor público, dando oportunidade de qualificação e conhecimento a todos, trabalhando também no resgate da autoestima”, avalia a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados