Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   26 de junho de 2019 | 01:14:32
Contato

Professores da rede municipal participam de formação “Ler, contar e agir”


Incluída em: 15/04/2019 | 09:22


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão Pedagógica e do Centro Municipal de Referência do Professor, realiza neste mês a formação “Ler, contar e agir: momentos de reflexão na prática educativa”. O primeiro encontro aconteceu na manhã de quarta-feira (10), no Instituto Moreira Salles.

Foram ofertadas 97 vagas para professores da Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e educadores do Programa Municipal de Juventude (PMJ). O curso é voltado para profissionais que já atuam ou têm maior interesse em desenvolver atividades ou projetos articulados com leitura e escrita.

Um dos objetivos da formação é oferecer instrumentos para que os professores utilizem os acervos disponíveis nas unidades da melhor maneira possível. O segundo encontro será realizado em 24 de abril. A formação traz compreensões teóricas e práticas sobre o uso da linguagem através da leitura e contação de histórias, em diferentes faixas etárias, para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

O curso apresenta possibilidades de intervenções pedagógicas de forma lúdica, promovendo a ampliação das condições do desenvolvimento da linguagem em todas as esferas, além de ressaltar o estudo e a construção de habilidades dentro da proposta dos eixos norteadores do currículo da rede municipal de ensino. “Acreditamos, com esta formação, oferecer aos profissionais momentos de profunda reflexão sobre o seu papel como referência em leitura, bem como divulgar experiências positivas que estão sendo desenvolvidas em nossas unidades de ensino”, destaca Rosemary Perugini Torres, da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Teoria e prática
O primeiro momento da formação foi realizado no salão interno da Casa da Cultura/IMS, com aprofundamento em referenciais teóricos, com a possibilidade de exposição de práticas diversificadas de letramento e colaborações para o desenvolvimento cognitivo, além de relatos de experiências dos professores da rede municipal de Poços de Caldas. Já em um segundo momento, os professores colocam a mão na massa durante as oficinas de leituras, pautadas na possibilidade da construção do trabalho com as crianças.

A educadora responsável é Ana Cristina Manucci Bonassi. Pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional, Ana Cristina atua como supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e possui formação para Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil.

Ela falou sobre as diversas possibilidades de abordagem de leitura no espaço escolar como empatia com o personagem, leitura com argumentação, inter-relações com histórias vividas, interlocução entre o texto verbal e visual, entre outras. A pedagoga também enfatizou a relevância de um ambiente de leitura para que o aluno tenha oportunidades de escolha no processo, criando condições para que as crianças entendam a importância da leitura.

“Momentos de trocas de experiências como este têm a pretensão de valorizar suas práticas e empoderar nossos profissionais da educação da rede municipal, que são incríveis e fazem um trabalho de excelência. Gostaria de agradecer ao IMS/Casa da Cultura, em nome do coordenador Haroldo Gessoni e funcionários, que nos receberam de uma maneira muito acolhedora. Foi um dia muito proveitoso também por conta desse acolhimento”, afirmou.

Além do IMS/Casa da Cultura, a formação conta com o apoio do Grupo Leiturinha.

Equipe formadora
Ana Cristina Manucci Bonasi - professora e supervisora da Secretaria Municipal de Educação
Andréia do Lago Loiola - professora e coordenadora do anexo do CEI Maria do Rosário Bastos
Marielle Alexandre Rossi - professora do CEI Bem te vi
Janailma Marques Fernandes - professora do CAIC
Fernanda Monteiro Leão - supervisora e professora da E.M. Vitalina Rossi
Talita Fernandes Carvalho - professora da E.M. Vitalina Rossi
Maria das Dores Teodoro - bibliotecária da UEMG.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados