CopiaMax
   
   
  Última atualização   22 de outubro de 2019 | 10:25:51
Contato

Nota de Esclarecimento – Suspeita De H1N1


Incluída em: 22/07/2019 | 10:24


Com o objetivo de prestar esclarecimentos verídicos à nossa população, a Secretaria Municipal de Saúde de Campestre vêm através deste lhes informar sobre os fatos ocorridos em mês anterior e que foram divulgados pelos meios de comunicação como um óbito por suspeita de H1N1 neste município.

Inicialmente, o paciente em questão deu entrada no Pronto Atendimento Municipal e foi acolhido pela equipe da unidade onde o pré-diagnosticou com sintomas de TEP (Diagnóstico de Tromboembolismo Pulmonar), indicando a necessidade de tratamentos intensivos. Em virtude disto, o paciente foi prontamente estabilizado e encaminhado para o Hospital Santa Lúcia de Poços de Caldas/MG.

Após a entrada neste Hospital, a equipe constatou que havia a suspeita do paciente ter evoluído para um quadro de complicações oriundos da Influenza H1N1, onde após algumas horas entrou em óbito. Solicitamos então ao Hospital Santa Lúcia esclarecimentos do fato ocorrido para comprovação ou descarte da suspeita do vírus H1N1.

Enquanto não havia resposta, as orientações dispostas no Protocolo de Influenza (Ministério da Saúde 2017) foram devidamente seguidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na última semana, recebemos a apuração do caso (anexo a esta nota) na qual o Hospital Santa Lúcia informou que a causa da morte do paciente foi por “Choque séptico de foco pulmonar”.
Apesar do diagnóstico não ter concluído que o paciente possuía o vírus Influenza H1N1, reforçamos à toda a população a necessidade quanto à criação de hábitos que evitem a contaminação e transmissão deste vírus.

Confira:
Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
Utilizar lenços descartáveis;
Deixar o ambiente sempre ventilado;
Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Além das recomendações, lembramos da importância quanto à vacinação dos munícipes, onde os grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas) devem estar com seus cartões de vacinação devidamente atualizados.

Já sobre a indicação do medicamento Tamiflu®, esclarecemos que este é indicado somente para pacientes com síndrome gripal generalizada, associada à condições de extremo risco.
Nos colocamos a disposição para eventuais esclarecimentos se necessário.

Secretaria Municipal de Saúde de Campestre
 

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados