TV Poços
   
   
  Última atualização   21 de novembro de 2019 | 02:26:40
Contato

Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas é lançada em Minas


Incluída em: 05/09/2011 | 15:14


A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) completou 25 anos no dia 1º de setembro. O momento de comemoração se uniu ao momento de luta em defesa a essas instituições. Por isso, foi lançada, na ocasião, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde de MG. O evento ocorreu no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

O presidente nacional da Frente é o deputado federal Antônio Brito (PTB-BA). Segundo ele, essa Frente Parlamentar vai atuar de forma decisiva para enfrentar os desafios para a melhoria do Setor. "Estamos lutando para que as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos continuem prestando os relevantes serviços à população de todo o Brasil. Mas a luta é grande, por isso temos que criar essas ações e ter representantes em todos os Estados", explicou Brito.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da ALMG e autor da Frente mineira, deputado Carlos Mosconi (PSDB), o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior programa de inclusão social já realizado no Brasil, mas falta financiamento. "Temos excelentes profissionais na área, mas não temos recursos para viabilizar o funcionamento adequado dos hospitais que prestam atendimento pelo SUS. É isso que precisa mudar."

Mosconi também disse que o país possui uma arrecadação que cresce ao longo dos anos. "É necessário melhorar a distribuição dos recursos brasileiros e investir mais na Saúde. Não precisamos criar outro imposto para isso. Se não for feito nada, as Santas Casas e os Hospitais filantrópicos vão continuar enfrentando problemas financeiros", explicou.

Esperança. A Frente pretende avaliar os programas de contratualização do Ministério da Saúde e o Pro-Hosp, da Secretaria de Estado de Saúde, a fim de se tentar corrigir possíveis distorções. "Essa é uma batalha incansável. Mas estamos inaugurando uma nova maneira de tratar as questões que dizem respeito às entidades filantrópicas. A Frente Parlamentar em Minas é uma das nossas esperanças", afirmou o presidente da Federassantas, dr. Saulo Converso Lara.

Em Minas, são 100 Santas Casas e 200 hospitais filantrópicos. Desse total, a Federassantas congrega 260. No Brasil, existem cerca de 2.600 instituições filantrópicas. A primeira Santa Casa foi fundada em Lisboa, em 1498, pela rainha de Portugal, Dona Leonor. No Brasil, a primeira a ser fundada foi a de Santos, em 1543. A Santa Casa de Belo Horizonte foi fundada em 1899.

ACS/Deputado Mosconi 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados