Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   05 de dezembro de 2019 | 22:17:10
Contato

Projeto de inclusão produtiva garante renda extra para artesãs da zona rural


Incluída em: 25/11/2019 | 15:18


 

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o vice-prefeito Flávio Faria, visitou a oficina na E.M. José Avelino de Melo

 

Final de ano é época de muito trabalho e, consequentemente, de renda extra para os participantes do projeto de produção de caixas de papelão desenvolvido na região da Fazenda Lambari, na zona rural do município, em parceria pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e Promoção Social.

 

Ao todo, participam da iniciativa 15 pessoas, a maioria mulheres. “Nosso objetivo é criar uma perspectiva real de renda para a comunidade rural, no período em que não há safra do café. Trabalhamos muito para preparar o pessoal e, agora, já estamos no processo de rentabilidade”, destaca o vice-prefeito Flávio Faria, que é titular da SMDET.

 

Ele conta que o projeto foi reestruturado e profissionalizado a partir do ano passado, com apoio técnico das duas secretarias e o trabalho de uma oficineira disponibilizada pela Promoção Social.

 

A oficina acontece nas instalações da Escola Municipal José Avelino de Melo, na Fazenda Lambari. Na última semana, Flávio Faria visitou o local e foi recebido pela artesã Jéssica Feliciano, que participa das atividades desde o início e agora já trabalha na formação de um novo grupo.

 

As caixas de papelão em tamanho e modelos variados, fabricadas em papel Roller e papelão Collor Plus, têm alto padrão de qualidade e acabamento. Por isso, a procura pelos produtos tem aumentado, especialmente nesta época do ano. “Observamos que, nos últimos meses, houve um complemento na renda das mulheres e homens que participam do projeto. São pessoas que vêm de várias fazendas da região da Fazenda Lambari e a nossa ideia é expandir para a região da Fazenda Aparecida”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o vice-prefeito Flávio Faria.

 

Os participantes aprendem a técnica durante as oficinas e podem trabalhar de casa. “É uma iniciativa que tem impacto positivo em toda a comunidade e a proposta é que, futuramente, os participantes se reúnam em uma associação para que possam autogerir o projeto e conseguir avançar ainda mais”, enfatiza.

 

Recentemente, a Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas (ACIA) adquiriu 200 caixas do grupo de artesãos da zona rural, que estão sendo utilizadas como urnas na promoção de final de ano da associação. A encomenda anterior, que foi despachada para São Paulo, totalizou R$ 6 mil em caixas.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados