Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   26 de junho de 2019 | 01:18:02
Contato

Seminário debate enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes


Incluída em: 30/05/2012 | 11:02


Foi realizado, durante esta terça-feira (29), no Espaço Cultural da Urca, o V Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração da Criança e do Adolescente. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura. 

 

Paralelamente, aconteceu o IV Seminário de Saúde Mental Infanto-Juvenil. O objetivo foi apresentar o fenômeno da violência e as interfaces com a saúde mental e mobilizar a sociedade a partir de debates. 

 

O Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes teve início no município em 2008, com a meta de trazer o debate para a cidade, capacitando técnicos e informando a população sobre a necessidade de denúncias de casos de abuso e exploração sexual. 

 

Durante todo o dia, representantes de órgãos e entidades de assistência social, educação e saúde, autoridades e membros do poder participaram de palestras e mesas redondas sobre o tema. Adolescentes cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social também tiveram programação específica durante o evento. 

 

O prefeito Paulo César Silva defendeu o desenvolvimento de ações conjuntas na área. “O único caminho viável neste caso é o fortalecimento da rede de proteção, por meio de ações integradas, que unam todas as forças sociais. Tratar o assunto de maneira franca e aberta nos encoraja a enfrentá-lo sem preconceitos. E esta luta precisa ser eficiente em duas frentes: no combate à violência e à exploração, com ações firmes do Estado, e também no acompanhamento às vítimas, fechando o ciclo”, discursou o prefeito Paulo César Silva.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Caroline de Souza, ressaltou a importância do evento. “Buscamos neste seminário dialogar e refletir sobre a responsabilização da sociedade frente às crianças e aos adolescentes. É necessário aos técnicos um olhar diferenciado a esta família que hoje se encontra muitas vezes desorganizada. Somos responsáveis e devemos escutá-las”, afirmou. “Devemos estar atentos às crianças e aos adolescentes do nosso município buscando, de maneira conjunta, desenvolver um trabalho eficaz no combate à exploração e abuso sexual, bem como garantir um amparo na saúde mental infanto-juvenil”, completou a presidente. 

 

Já o secretário de Promoção Social, Gerson Pereira Filho, destacou que o número de denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo. “São vários casos que chegam diariamente, seja através do Disque Denúncia 100, do Conselho Tutelar, do Ministério Público, da Justiça da Infância ou pessoas que procuram diretamente o CREAS ou outros órgãos da Secretaria. Muitas famílias e vítimas estão denunciando”, ressaltou. 

 

O evento contou, ainda, com apresentações artísticas e culturais e passeata.

 

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados