Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   21 de outubro de 2019 | 04:47:45
Contato

Programa estimula hábitos saudáveis nas escolas de Poços


Incluída em: 23/09/2011 | 15:04


Pesquisa da Secretaria de Saúde feita em escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas mostrou que 20% das crianças entre 11 e 14 anos estão com sobrepeso. Pensando em modificar essa situação alarmante, a Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (22), o programa Alimentação Saudável nas Escolas.
 
O objetivo é incentivar bons hábitos alimentares, não só nas unidades escolares, como também no convívio familiar. Além do acesso a alimentos mais saudáveis no lanche da escola, como sanduíches naturais, saladas de frutas, sucos e iogurtes, os alunos também passam por avaliação e realizam atividades com equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, fisioterapeuta e dentista.
 
O programa foi lançado na zona rural do município, nas escolas municipais Raphael Sanches, na Fazenda Boa Vista, com os alunos da própria escola e também os da Carmélia de Castro, e na escola José Avelino de Melo, na Fazenda Lambari, com os seus alunos e também os da E.M. Lúcia Sacoman Junqueira.
 
Os estudantes tiveram um dia diferente. Além do lanche especial com sanduíche natural, salada de frutas e suco, servido pela SHA, empresa terceirizada que cuida da merenda escolar, eles também participaram de atividades físicas, aferição de pressão, teste de glicemia, aprenderam a identificar os grupos de alimentos e receberam orientações sobre saúde bucal.
 
Os alunos do 5º ano da E.M. Rapahel Sanches, Welinton Henrique da Silva Gomes e Fernando Gabriel de Souza Silva, aprovaram o novo cardápio, mais nutritivo e menos calórico e, principalmente, as atividades desenvolvidas. 
 
Mudança de hábitos
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Yula Merola, o projeto desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, é extensivo às famílias, por meio do trabalho dos agentes comunitários, que vão de casa em casa para incentivar hábitos saudáveis que previnam doenças não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.
 
Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formadas por especialistas que dão apoio às atividades das unidades do PSF, também farão intervenções nas escolas e na comunidade, em suas áreas de abrangência, como avaliações antropométricas, por exemplo.
 
Estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no país. Dados do IBGE indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças. Para a nutricionista da Secretaria de Saúde, Eliza Sampaio Quinteiro, a obesidade infantil é um dos principais problemas de saúde pública. Por isso, segundo ela, as ações de prevenção, como o programa lançado pela Prefeitura, são fundamentais para o estímulo de hábitos saudáveis.
 
O programa Alimentação Saudável nas Escolas tem apoio do Sisvan, PSF, Nasf, Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Promoção Social. A coordenação é das secretarias de Saúde e Educação.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui PINHAL net 2017 4



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados