TV Poços
   
   
  Última atualização   21 de outubro de 2019 | 04:07:48
Contato

Escola Carmélia de Castro inaugura Panificadora Sustentável nesta terça


Incluída em: 11/12/2012 | 12:39


Nesta terça-feira (11), a Escola Municipal Carmélia Castro, da Fazenda Souza Lima, inaugura  a Panificadora Sustentável, que tem o objetivo de trazer maior renda ao caixa escolar e, principalmente, de ensinar aos alunos uma nova profissão.

 

O projeto da padaria foi selecionado em um concurso realizado pela Alcoa em 2010 e recebeu um prêmio de R$ 20 mil para a comprar equipamentos. O prédio da padaria foi construído pela Prefeitura e conta com 170m² de  área construída, sendo sala de aula, despensa, vestiário,cozinha, sanitários e lavanderia. “Essa estrutura vai possibilitar, por exemplo, que as mães possam atuar junto com a gente, como voluntárias da padaria e, quem sabe, até conseguir até uma renda com isso”, disse a diretora da escola, Rosane Serenine Costa.

 

O projeto já vem sendo desenvolvido de uma forma experimental desde o início do ano. A primeira turma, de seis alunos, acabou de terminar o curso. “Aprendi como lavar as mãos corretamente, a usar roupa adequada, utilizar métodos de prevenir bactérias…”, diz Jéssica Patrícia Pereira, do 8º ano, integrante da turma que está se formando. “Minha mãe já fazia essas coisas na cozinha, mas eu nunca chegava perto. Hoje, eu mesma a ensino ela porque muita coisa que eu aprendi aqui ela também não sabia”, completa ela, que trabalha atualmente como voluntária na padaria.

 

A Panificadora Sustentável produz amanteigados, biscoitos, bolos e também uma produção semanal de pão francês que é vendido à população. O projeto prevê a captação da água da chuva para ser utilizada nos banheiros e irrigação da horta, onde serão plantados produtos a serem utilizados na padaria, como cenoura, milho e a mandioca para gerar o polvilho a ser usado nos biscoitos e outros itens de panificação.

 

Neste sábado (8), os integrantes do projeto vão participar da Feira da Família da Alcoa, que na Urca.  A população poderá comprar todos os tipos de produtos fabricados pelo projeto.

 

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados