Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   22 de outubro de 2019 | 10:25:46
Contato

Vitral das Thermas Antonio Carlos é restaurado


Incluída em: 27/12/2012 | 09:16


As Thermas Antonio Carlos continuam em obras e a restauração e modernização das instalações do prédio estão com cerca de 70% dos projetos realizados, segundo a direção do balneário. O impactante vitral, localizado no teto no hall de entrada do antigo prédio, inaugurado junto na década de 1930, já foi recolocado no local, e trouxe maior luminosidade ao espaço e beleza ao conjunto arquitetônico.

 

A restauração do vitral começou em julho deste ano e o trabalho foi executado pela Casa Conrado, de São Paulo, pioneira na construção de vitrais no Brasil. A empresa é a mesma que construiu o vitral das Thermas em 1930 e a terceira geração de artesãos da família do alemão, Conrado Sorgenicht, foi responsável por trazer de volta a inspiração do patriarca, que ao longo da vida construiu diversos vitrais importantes em igrejas, instituições e casarões do século passado em São Paulo, dentre eles o vitral do Mercado Municipal e da Faculdade de Direito Largo São Francisco.

 

O restauro do vitral foi completo, feito peça por peça em toda a extensão da estrutura oval, que cobre quase todo o teto na entrada da Thermas. As esquadrias foram totalmente restauradas, com a estrutura refeita e os módulos em vidro recuperados um a um e coloridos na cor original. A iluminação antes artificial em razão de um telhado que não deixava passar luminosidade voltou a ser natural como era no projeto original.

 

A diretora do balneário, Tereza Alvisi, conta que “agora durante o dia a beleza do vitral ressalta, ainda mais, com a passagem dos raios solares”. O restauro foi acompanhado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de (Iepha-MG) e a obra está estimada em R$ 11 milhões, com previsão de termino em 2013, recursos conseguidos pelo deputado estadual, Carlos Mosconi.

 

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados