Start Outdoor
   
   
  Última atualização   21 de novembro de 2019 | 02:28:06
Contato

Encontro de Folias de Reis mantém viva tradição


Incluída em: 09/01/2013 | 09:16


O Encontro de Folia de Reis, promovido pela Divisão de Cultura da Secretaria de Turismo, reuniu, na tarde do último sábado (5), na Igreja Matriz, representantes de nove grupos do município. Turistas e moradores atraídos, seja pela fé ou pela manifestação cultural, prestigiaram o evento. Também  autoridades  do município, como o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice, Nizar El Khatib, o secretário de Turismo, Rômulo Vilela Filho, o secretário de governo Fernando  de Paiva Posso e  o coordenador da Divisão de Cultura, João Alexandre Moura Oliveira, participaram do encontro.

 

De acordo com o coordenador, o evento foi muito importante, pois “resgata  nossas tradições e origens culturais, valorizando o patrimônio imaterial do município”.

 

Alferes, palhaços e músicos, num cortejo em homenagem ao Menino Jesus, entraram pela igreja, alegrando e saudando o nascimento de Cristo. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém. O mestre, contramestre e quinta voz dão o tom, na música marcada pelo canto prolongado ao final de cada estrofe.

 

A bandeira vai à frente, saudando e sendo saudada pelos presentes. Os fiéis acreditam que ela é abençoada e protege das más influências. Autoridades e populares beijaram as bandeiras, em sinal de respeito e fé.  O prefeito e o vice entraram com a  Companhia Brasil Esperança, do Sr Amadeu Francisco.

 

O Encontro de Folia de Reis contou com a participação das companhias:  Cia de Reis Pedro Gomes, Cia de Reis Sr Amadeu, Cia de Reis Corumbi, Cia de Reis Tiaozinho, Cia de Reis José das Dores Gerônimo, Cia de Reis Antônio Cassimiro, Cia de Reis Ditinho, Cia de Reis José Vitor da Silva, Cia de Reis Parque Esperança. Após cada apresentação, foi servido um lanche aos integrantes das companhias, oferecido pela Prefeitura. O Encontro aconteceu das 13h às 17h.

 

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados