CopiaMax
   
   
  Última atualização   21 de outubro de 2019 | 04:07:21
Contato

Lei que determina peso máximo das mochilas já está em vigor em Poços


Incluída em: 03/10/2011 | 08:57


Aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo recentemente, a Lei n. 8.795/11 determina a execução de medidas administrativas de controle do peso máximo tolerável para material escolar transportado diariamente por alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada. A matéria é de autoria da vereadora Regina Cioffi (PPS), que vem estudando esse assunto desde 2009 a pedido de muitos pais preocupados com a saúde dos filhos.

Regina ressaltou que o excesso de peso nas mochilas de crianças e adolescentes é bastante preocupante e que precisa existir esse controle para evitar problemas no futuro. “Hoje, cerca de 90% dos adultos têm algum problema de coluna, seja mais leve ou mais grave. Diante dessa estatística, temos que preocupar com nossas crianças para mudar esse cenário. Como médica, me deparo com uma grande quantidade de crianças com escoliose e outros problemas de coluna e o objetivo dessa lei é implantar ações visando à diminuição de peso nas mochilas escolares”, pontuou a legisladora.

De acordo com a lei aprovada pela Câmara, o peso máximo do material transportado diariamente pelos alunos em mochilas, pastas ou similares não poderá ultrapassar 5% do peso do aluno da Educação Infantil e 10% do peso do aluno de Educação Fundamental e Médio. Caberá ao estabelecimento escolar, através de seus coordenadores, a definição do material escolar a ser transportado, mediante a adoção de horário específico e coordenado de aulas.

Segundo a vereadora, já havia sido apresentada uma proposta, há algum tempo, sobre esse assunto, entretanto a sugestão geraria um custo alto à prefeitura. “Já havíamos feito uma proposição para que as escolas tivessem armários, mas não foi possível devido aos custos. Dessa forma, resolvemos alterar o projeto de lei e propor medidas administrativas para controle do peso”, alegou.

Para Regina, é importante que os próprios pais fiscalizem a implementação dessa lei. “Aqui fica meu alerta para os pais, pois são os maiores fiscalizadores da nova legislação. Estamos atendendo com essa lei inúmeros pedidos de pais, que se preocupam com a saúde e qualidade de vida dos filhos. Quero agradecer todos os meus colegas vereadores, que entenderam a importância do projeto, como também ao Executivo. Mais uma vez afirmo que precisamos do apoio dos pais para que a lei seja implantada. Eles precisam saber que a norma e que  podem denunciar quando presenciarem crianças carregando mochilas acima do peso permitido”,concluiu a parlamentar.

ACS/Câmara Municipal

2 - Anuncie Aqui PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados