Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   21 de outubro de 2019 | 05:29:01
Contato

Defesa dos Animais é tema de reunião na Câmara


Incluída em: 04/10/2011 | 09:46


Na última semana, a vereadora Maria Cecília Opípari (PSB) se reuniu com membros da Associação Protetora dos Animais, representantes de clínicas veterinárias e comunidade em geral para discutir questões ligadas à defesa dos animais. Durante o encontro, que aconteceu no plenário da Câmara, várias propostas foram apresentadas com o objetivo de minimizar os problemas de maus tratos no município.

Maria Cecília ressaltou que, nos últimos tempos, muitas denúncias de maus tratos têm sido feitas na cidade. Ela lembrou que outras reuniões já foram feitas sobre o assunto, entretanto foi preciso centralizar o debate no tema Defesa dos Animais. “Essa reunião foi proposta depois de várias denúncias que recebi sobre a carrocinha no município e sobre como é feita a apreensão dos animais. Além disso, foram discutidos assuntos sobre a atuação do Centro de Controle de Zoonoses, local onde está localizado o Canil hoje. Foram relatados alguns problemas, pois animais sadios são levados ao Canil e acabam contraindo doenças, uma vez que o espaço não é propriamente um abrigo Já foram feitas melhorias no CCZ, depois de várias cobranças, mas a situação ainda não é a ideal”, declarou.

Outro assunto abordado foi com relação à Lei Complementar n. 58, que dispõe sobre o Controle de Zoonoses no município de Poços de Caldas. Segundo a parlamentar, algumas alterações são necessárias para melhor cumprimento da legislação. “Temos um artigo que estabelece que os animais precisam estar doentes ou terem sido agredidos para serem deixados no CCZ e muitas vezes  não é isso que acontece. Na maioria dos casos, as pessoas deixam no local por velhice e o Canil recebe mesmo assim. Precisamos cobrar das autoridades essa questão e fazer um controle populacional mais rigoroso para que isso não aconteça, pois a prefeitura alega que, se não recebe os animais, eles vão para a rua”, alegou.

Dentre as sugestões apresentadas durante a reunião, destacam-se: mudanças na Lei Complementar n. 58, elaboração de novos projetos de lei sobre defesa dos animais; implantação do COMUPA (Conselho Municipal de Proteção dos Animais); realização de campanha de castração permanente; criação de uma lei que proíba o recolhimento de animais saudáveis no canil; campanha de controle populacional.

Com relação à implantação do COMUPA, a vereadora explicou que, em 2010, foi encaminhado ao Executivo um anteprojeto de lei, de sua autoria, propondo a criação do conselho. “Apresentei essa sugestão no ano passado, entretanto até o momento não obtivemos resposta. Esperamos que o Executivo estude a possibilidade de implantar um conselho de defesa dos animais. Todas as propostas apresentadas durante a reunião serão encaminhadas às comissões permanentes da Câmara para que se tomem as providências necessárias. As discussões não se encerraram, outros encontros serão marcados daqui para frente”, concluiu Maria Cecília.

ACS/Câmara Municipal
 

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados