Start Outdoor
   
   
  Última atualização   21 de outubro de 2019 | 04:57:39
Contato

Outubro Rosa tem início nesta quarta-feira


Incluída em: 05/10/2011 | 17:35


Nesta quarta-feira, 5, tem início as ações do mês dedicado às mulheres. É o Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, que acontece em Poços pela terceira vez. Como parte do evento, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a III Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. O lançamento oficial acontece no hoje, quarta-feira, no Coreto da Praça Pedro Sanches, com apresentação do Coral de Mulheres do Conservatório Musical Antonio Ferrucio Viviani, às 18h. Antes, de 12h às 17h, equipe do Sesc está realizando distribuição de panfletos e orientação às mulheres, na esquina da rua Prefeito Chagas com Assis Figueiredo, numa parceria com o Sesc.

Ao escurecer, o Cristo, no alto da Serra de São Domingos, ficará iluminado em tons de rosa, como acontece em todo o país, que ilumina seus principais monumentos. Este ano também o coreto ficará em tons de rosa. O prédio central da Prefeitura já está enfeitado com um laço rosa, assim como o da Secretaria Municipal de Saúde.

A intenção é que a cor diferenciada da estátua e os laços lembrem às mulheres que esta é a hora de fazer seus exames anuais para prevenção do câncer de mama, a mamografia e o preventivo do câncer de colo de útero, o Papanicolau. Ambos estarão à disposição na rede pública de saúde. Basta procurar um PSF ou o posto de saúde mais próximo de sua casa. O preventivo é feito na hora. Já a mamografia é agendada para ser realizada no Hospital da Santa Casa ou no Centro de Diagnóstico Poços de Caldas.

A campanha é dirigida a mulheres na faixa etária  de 25  a 64 anos para o Papanicolau e acima de 40 anos para a mamografia. Os exames devem ser  realizados uma vez ao ano. Em 2009, foram realizados 1400 preventivos do câncer de colo do útero, durante a campanha. Já as mamografias totalizaram 1900. Em 2010, foram 1195 exames de Papanicolau e 1452 mamografias.

Haverá horário especial para as mulheres trabalhadoras. O Posto Central, localizado na Rua Amazonas, ficará aberto até às 20h nos dias 4, 11,18 e 25. No posto São Jorge, o horário especial acontece às segundas-feiras , dias 3, 10, 17,  e 24 Na região rural, a campanha acontece de 10 a 15 de outubro.

Haverá horário especial também aos sábados, nos PSF. No dia 8, nas unidades da região leste. No dia 15, nos PSF da região centro-oeste, UBS São Jorge e na zona rural. No dia 22, nas unidades de saúde da região sul.

O Outubro Rosa é realizado em Poços de Caldas numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Família, Programa Saúde da Mulher e Vigilância Epidemiológica; SUS e Conselho Municipal da Mulher.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados