Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   22 de outubro de 2019 | 11:33:19
Contato

Câmara discute ações de promoção ao idoso


Incluída em: 04/07/2011 | 17:55


Na última quinta-feira (30), a Câmara Municipal realizou uma audiência para debater a necessidade de políticas públicas mais eficientes voltadas à terceira idade. O encontro foi sugerido pela vereadora Regina Cioffi (PPS), através de requerimento aprovado por todos os vereadores.

 

Participaram da discussão representantes de diversos órgãos e entidades envolvidas no atendimento ao idoso, tais como Secretaria  Municipal de Promoção Social, AMAS (Associação Metodista de Ação Social) e Conselho Municipal do Idoso, além de médicos geriatras e comunidade em geral.

 

Iniciando os trabalhos, a vereadora Regina fez uma explanação contendo dados relativos à população da terceira idade. Ela falou, ainda, sobre a criação do Centro de Atendimento Integrado ao Idoso, cuja lei foi aprovada pela Câmara e a implantação depende, além dos recursos financeiros, de previsão no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias do município.

 

Os representantes da Secretaria de Promoção Social falaram sobre os trabalhos realizado nos CRAS e no Restaurante Popular, que têm como objetivos prestar a assistência social e proporcionar a difusão de conhecimentos visando à melhoria da qualidade de vida na terceira idade. Outros pronunciamentos feitos durante a audiência enfatizaram a necessidade de prevenção e preparação de uma equipe multidisciplinar para dar condições de independência ao idoso e também uma velhice com qualidade de vida, que é a proposta principal do atendimento diurno proporcionado pela AMAS.

 

Também ficou evidente, durante o debate, que a especialidade Geriatria tem o objetivo de aproveitar a experiência do idoso para a continuidade de uma vida produtiva, pois o envelhecimento da população é um fenômeno crescente no Brasil e também em Poços de Caldas. Os especialistas presentes ressaltaram a importância das ações preventivas para que o idoso não seja atendido somente quando estiver doente.

 

Inscritos

 

Várias pessoas se inscreveram para uso da palavra. O presidente do Conselho Municipal do Idoso chamou a atenção para a importância de adequação do trânsito às necessidades dos idosos e da realização da Conferência Municipal do Idoso que ocorrerá em breve. Outro ponto abordado pelos inscritos se refere à centralização das ações dos vários setores que tratam do idoso e da política nacional sobre o assunto. Os profissionais inscritos também falaram sobre a necessidade de um treinamento específico para atendimento às pessoas nessa faixa etária.

 

Os vereadores se manifestaram a respeito da importância da discussão desse tipo de assunto em audiência pública, pois a partir daí podem ser delineados os caminhos a serem seguidos para, de fato, atender à necessidade da população.

 

Nas perguntas e sugestões apresentadas pelo público destaca-se a solicitação para que os atendimentos médicos, principalmente os de urgência e emergência, sejam mais rápidos e eficientes quando se tratar do idoso, justamente devido as suas demandas por maior cuidado. Foi feita, ainda, reclamação quanto ao mal atendimento ou mesmo desrespeito ao idoso quando o mesmo utiliza o transporte coletivo urbano.

 

ACS/Câmara Municipal

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados